sábado, 15 de outubro de 2011

ACABE COM AS PONTAS DUPLAS - Por Davy Rodrigues

PONTAS DUPLAS

1. Por que isso acontece?

O cabelo é dividido em três partes: a medula, que fica no interior de alguns fios; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo e protegem os fios das agressões externas. Os fios sofrem um desgaste natural, mas o quadro piora com sol, uso de secador e chapinha sem um protetor térmico, sobreposição química etc. Em fios saudáveis, as escamas da cutícula ficam "cimentadas" por dentro, com um lipídio chamado ceramida, e, por fora, com a gordura do couro cabeludo que cria uma superfície que repele a água. Sem ela, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.

2. Como tratar

As estrelas são as máscaras para cabelos danificados, os condicionadores sem enxágüe (leave-in) e os reparadores finalizadores. Ambos são recursos de emergência, que agem colando as cutículas de maneira progressiva. Eles formam uma película que protege o fio contra as agressões externas, melhorando o toque e o brilho dos fios. Mas esses aliados também têm outro papel. Enquanto o cabelo é protegido por fora, a estrutura interna ganha tempo para se fortalecer, sem precisar brigar com o meio externo. Agora, se você tem muitas pontas partidas, a única solução é a tesoura.

3. Para evitar


Não use secador e chapinha sem um protetor térmico. Jamais prenda-os molhados e saiba que elásticos e presilhas utilizados indevidamente são grandes agressores. Não tente resolver o problema por conta própria, eliminando cada pontinha bifurcada com a tesouras domésticas. Depois, o cabeleireiro terá de cortar muito mais do que você queria. Uma boa dica e fazer uso dos produtos da linha Absolut Repair de L`Oréal Professionnel, como xampu, condicionador, máscara, creme para pentear e sérum. Caso seus cabelos estejam precisando de uma foca maior para a selagem das cutículas o jeito é comparecer no Instituto L`Oréal Professionnel na rua Carlos Vasconcelos, 145, Praça Saes Peña, na Tijuca, e passar por um diagnóstico completo que será realizado pelos alunos do Instituto. A escola oferece curso de formação profissional para cabeleireiros com certificado internacional, além de diversos cursos de extensão de auto maquiagem, penteados, cortes e especialistas em mechas.


Davy Rodrigues trabalhou como Técnico de Desenvolvimento de Produtos e Serviços Profissionais da L`Oréal Brasil e atualmente, após uma jornada no Exterior, é Instrutor do Instituto L`Oréal Professionnel na Tijuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário