quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

OS SEGREDOS DE UMA BOA COLORAÇÃO - por Davy Rodrigues

 

O que é uma coloração (ou tintura) para cabelos?

Uma coloração (ou tintura) para cabelos é um produto químico, normalmente alcalino, ou seja, utiliza agentes alcalinizantes (os mais utilizados são a amônia e a etalonamina) que incham a fibra capilar abrindo suas cutículas (ou escamas) permitindo que os corantes se fixem tanto no interior quanto na parte externa dos fios, conferindo uma nova nuance aos cabelos. Entretanto, existem vários tipos de colorações. Elas podem ser permanentes, semipermanentes ou temporárias.
Um pouco de história
Desde as primeiras civilizações as mulheres têm usado diferentes métodos para melhorar e mudar a cor dos seus cabelos. Na antiguidade, as tinturas de cabelo eram feitas com amoras esmagadas e extratos de plantas, e aplicadas nos cabelos como um creme rinse. Nos séculos XVII e XVIII as mulheres aplicavam óleo e pó aos cabelos para conseguir uma cor mais clara. Em 1909, na França, um homem chamado Eugène Schueller, um químico apaixonado por cabelos, desenvolveu o que no início era chamado de Teinture Inoffensive pour Cheveux (tinturas inofensivas para os cabelos), que eram as primeiras colorações químicas para os cabelos. À partir dessa iniciativa fundou a Sociedade Francesa de Tinturas Inofensivas para os Cabelos, que veio a se tornar a multinacional francesa, L`Oréal.
Como acontece a coloração nos cabelos?
Existem diferentes tonalidades de cabelos, as mais escuras (do preto ao castanho), e as mais claras (indo do louro escuro ao louro claríssimo). Para cada tonalidade que vemos existe uma cor (oculta aos olhos), chamada de Fundo de Clareamento. Nas cores mais escuras essa cor de fundo é avermelhada. Ao passo que os cabelos vão clareando esse fundo de clareamento tende a passar pelo alaranjado, chegando aos amarelos mais claros, nos tons mais loiros. Um cabeleireiro profissional (também chamado de colorista), aplica as colorações indicadas a cada tom de cabelo, visando uma cor perfeita, sem os indesejáveis tons dos Fundos de Clareamento. Naturalmente, os cabelos passam por um processo de oxidação. O ar, a umidade e o Sol, são os fatores de maior responsabilidade nesse processo. Repare que quando ficamos expostos ao Sol (como acontece na praia ou piscina, por exemplo), os cabelos oxidam e, de acordo com a tonalidade natural dos fios, apresentam tons avermelhados, alaranjados ou amarelados. Quando colorimos os fios através de um processo químico também juntamos esses 3 elementos: o calor do couro cabeludo, o oxigênio contido no agente oxidante (a famosa água oxigenada), e a umidade (da composição dos produtos, normalmente em creme ou gel). Esse processo todo pode gerar um desgaste para os fios, ou até mesmo danificá-los.


 O que faz a diferença é a união entre
técnica e tecnologia



Quais os segredos de uma boa coloração?
Além dos cuidados diários que temos normalmente com as madeixas, é muito importante levar em consideração dois aspectos:
1.        Seu cabeleireiro deve ser um profissional qualificado. Para quem ainda não sabe, a profissão de Cabeleireiro já foi regulamentada em Brasília (LEI Nº 12.592 DE 18.01.2012), e o requisito mais importante para ser um profissional, segundo as normas legais, é que todo profissional da área de beleza deve ter uma formação profissional adequada fornecida por uma entidade legalmente habilitada para a formação de profissionais de beleza, como o caso do Instituto L’Oréal Professionnel. Fazer um diagnóstico preciso do estados dos fios e do couro cabeludo, identificar as cores atuais dos cabelos, orientar sobre os tratamentos adequados, dentre outras coisas, é o mínimo que se espera de um bom cabeleireiro.
2.        O produto a ser utilizado nos seus cabelos deve ser confiável e precisa ter uma formulação com alta cosmeticidade e tecnologia de ponta. Sabemos que num processo de coloração as cutículas (ou escamas) são abertas, os fios incham e os cabelos clareiam e colorem ao mesmo tempo. As sucessivas repetições desse processo de coloração pode gerar um desgaste para os cabelos. Por isso, um bom profissional sempre vai utilizar colorações que tenham em sua formulação agentes de tratamento e que devolvam aos fios as matérias que se perdem após as repetidas aplicações. Colorações como Majirel, Inoa, Richesse e Hi-Richesse (todas de L’Oréal Professionnel), possuem em suas formulações moléculas exclusivas que cuidam dos fios enquanto colorem, como no caso das tecnologias INCELL e IONÈNE-G, patenteadas pela L’Oréal. Os agentes cosméticos dessas colorações atuam simultaneamente com os agentes corantes conferindo altíssimo brilho, maciez ao toque e fios com aspecto extremamente saudável, mesmo após sucessivas aplicações.


O Instituto L’Oréal Professionnel é uma escola de formação profissional na área da beleza, o mercado em maior crescimento no país.  Atualmente com as unidades do Centro e Tijuca, o centro de formação conta com uma unidade impecável em São Paulo, todas premiadas com o mérito de “Melhor Academia Escola de Beleza do Brasil em 2011” (conferido pela Cabelos & Cia). Além do curso de formação profissional para cabeleireiros a unidade Tijuca oferece Workshops de Corte Avançado e Visagismo (com a HairStylist Francesa Laetitia Guenaou, Embaixadora Mundial da L’Oréal), Jornadas Técnicas de Penteados e Maquiagem e um curso de Especialistas em Mechas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário