terça-feira, 25 de outubro de 2011

Au revoir, mamãe - Liliane Bettencourt perde o controle da L' Oréal para a filha - FONTE ISTO É DINHEIRO

Aos 88 anos, a bilionária Liliane Bettencourt perde o controle da L' Oréal para a filha, Françoise, num melancólico desfecho de briga familiar no clã mais rico da França.

A mulher mais rica da França e a 15ª pessoa mais endinheirada do planeta teve sua aposentadoria decretada – a contragosto – na segunda-feira 17. Liliane Bettencourt, 88 anos, principal acionista da L’Oréal com uma fatia de 31% no capital da companhia e dona de uma fortuna de US$ 23,6 bilhões, foi obrigada pela Justiça francesa a passar o comando para sua filha, Françoise Meyers-Bettencourt. A ordem judicial de interdição se baseou em um laudo médico que constatou que Liliane é considerada mentalmente incapaz de conduzir os negócios. Durante toda a semana, o jornal francês Le Monde publicou cópias de exames médicos nos quais foi diagnosticado que Liliane teria sido incapaz de responder a várias perguntas e estava sofrendo de anosognosia, uma doença rara em que a pessoa não tem consciência de seus próprios males. Numa entrevista ao Journal du Dimanche, no domingo, a bilionária mostrou espírito combativo, ameaçando deixar o país se fosse colocada sob tutela. Não deu certo.
12.jpg
Presente de mãe para filha: Liliane Bettencourt foi substituída por sua herdeira, Françoise, depois de ser considerada incapaz

A decisão da Justiça coloca um ponto-final em um dos mais dramáticos – e conturbados – períodos da história da L’Oréal. Há três anos, Liliane fora acusada pela família de desviar mais de € 1 bilhão da sua fortuna para um potencial namorado, o fotógrafo François-Marie Banier, de 63 anos. Os presentes da empresária estavam longe de ser singelos, indo de quadros de artistas renomados a uma ilha no Oceano Índico. Para complicar, outros escândalos arranharam a imagem da companhia nos últimos anos. Entre as acusações estão evasão fiscal e financiamento ilegal de membros do partido UMP (União por um Movimento Popular), do presidente francês Nicolas Sarkozy, em campanha eleitoral em 2007. As investigações ainda estão em andamento nos tribunais de Paris, mas Liliane e o próprio presidente francês continuam negando qualquer envolvimento ilícito. A partir de agora, a filha de Liliane, Françoise, além de dirigir a L’Oréal, terá a missão de acalmar os sócios que aguardavam, com apreensão, o desfecho do caso. O grupo suíço Nestlé, dono de 29,7% da companhia, informou que a decisão judicial não afetará os rumos da L’Oréal e que todos os planos de expansão estão mantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário