segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ESCALA DE pH



O pH ou potencial de hidrogénio iónico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um produto em base aquosa. O conceito foi introduzido por S. P. L. Sorensen em 1909. O "p" deriva do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o ião de hidrogénio (H+). Em termos práticos, o pH nos ajuda a determinar a força de ação de um produto (ácido ou alcalino).


A maneira mais simples de se entender o papel do pH para as atividades de um profissional de beleza é entendendo as moléculas iônicas. Primeiramente, íons são as menores moléculas carregadas elétricamente. Íons positivos são denominados cátions e os negativos são os ânions.
Sempre que quisermos entender algum produto em solução aquosa numa escala de pH ácida, este, por sua vez, será denominado como catiônico e positivo. Por outro lado, ao analisarmos o outro extremo, um produto que se aproxime do 14 dentro da mesma escala, será denominado como base ou alcalino, logo, negativo e aniônico.


Como exemplo simples, os produtos de coloração, descoloração, alisamento e relaxamento estão indo sempre na direção do 14 na escala de pH, portanto, após esses processos químicos os cabelos apresentam-se negativos, alcalinos e aniônicos. Como solução um profissonal cabeleireiro bem informado deverá aplicar produtos de tratamento que caminhem na direção do 0 na escala, ou seja, produtos ácidos e catiônicos, como shampoos, condicionadores, máscaras, ampolas etc.


Se ligue nessa dica e evite danos maiores aos cabelos de seus clientes, além de conquistá-los pela sua competência e capacidade de diagnóstico capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário