domingo, 2 de outubro de 2011

POR QUE ENTENDER AS ESTRUTURAS DA PELE?



   A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela forma uma barreira fina e extremamente sensível entre o organismo e o mundo exterior. Além disso, reflete nosso estado de saúde física e mental.Com base em seu complexo funcionamento, a pele desempenha o papel vital de proteger o corpo dos raios ultravioleta, da poluição, dos agentes tóxicos, das temperaturas alta e baixa e, por meio de suas glândulas sudorípadas, ela elimina toxinas e impurezas do organismo.
   A pele, fazendo uso do tato, em conexão com o sistema nervoso, é responsável pela percepção direta do mundo exterior, desde os sinais de frio ou calor, aos de afeto e rejeição, de prazer e dor. Outra de suas funções é a distribuição de nutrientes e oxigênio para nervos, glândulas, cabelos e unhas.
   A pele merece especial atenção de todo aquele que está preocupado em manter-se belo, jovial, com boa disposição e qualidade de vida, pois ela é o retrato do que ocorre com o corpo e, por isso, deve ser cuidadosamente observada. É ela que reflete os primeiros sinais de envelhecimento que devem ser prevenidos e combatidos. A pele precisa de cuidados especiais, como boa alimentação, rica em alimentos anti-oxidantes, hidratação e proteção para refletir a luminosidade da alma e a saúde física e emocional do corpo.
   São vários os tipos de pele e seu tipo não é definitivo, podendo oscilar de acordo com taxas hormonais, estações do ano e associações com fatos internos e/ou externos. O uso de medicamentos para tratamentos de doenças de pele, como a acne, por exemplo, podem causar efeitos colaterais no restante do corpo, como o caso de queda de cabelos pelo uso de isotretinoína oral.
   Para o estudo dos cabelos é muito importante considerar a pele, sua estrutura básica e questões relacionadas a ela, pois é diretamente nela que está a estrutura de formação dos pêlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário