“Visagismo é um termo derivado da palavra francesa VISAGE, que significa “rosto”. O termo foi criado em 1936 pelo grande cabeleireiro francês Fernand Aubry (1907-1976), que dizia que o visagismo é uma arte e que o visagista é um escultor do rosto humano. Refere-se à arte de embelezar ou transformar o rosto, utilizando cosméticos, tinturas e o corte de cabelo. Portanto, é aplicado ao trabalho do maquiador e do cabeleireiro, e à maquiagem artística do rosto.”
(Hallawell, Philip – Visagismo – Harmonia e Estética, ed SENAC – p21)
Pelo visagismo, técnica francesa que adapta o penteado à personalidade da pessoa, você pode ajudar sua cliente na definição do novo corte.
Antes do corte, propriamente dito, vale à pena uma breve entrevista. Tudo para definir se a cliente é sanguínea, melancólica ou colérica. Todos tem um pouco dos três tipos, mas o corte deve ser escolhido de acordo com aquele que a cliente deseja reforçar. Se os cabelos não expressam a personalidade da cliente, então vamos analisar bem nossas clientes para que possamos oferecer o serviço adequado às suas reais necessidades.
Mas, lembre-se, jamais corte toda a cabeleira de sua cliente num dia em que ela esteja de mau humor. Você corre sério risco de tomar decisão impensada e certamente ela vai se arrepender no dia seguinte!
Entenda cada tipo:
qSanguíneo
A maior marca é o dinamismo. Ideal para uma mulher moderna e informal. Normalmente buscam novidades. Podem ser classificadas como fashionitas, mulheres que querem sempre estar na moda.
qMelancólico e Fleumático
São sedutoras. Fios sinuosos expressam sensibilidade, doçura e muita sensualidade. Geralmente possuem um toque “angelical”.
qColérico
São mulheres marcadas pela seriedade. Determinadas e objetivas. Por si só, traços retos já denotam seriedade e competência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário